1332539394347523 Como sua empresa deve agir durante a Pandemia
top of page

Como sua empresa deve agir durante a Pandemia



 

Russell Bedford Brasil após se adaptar e reinventar na pandemia, conseguindo um crescimento vertical para o seu negócio em meio a crise, vem através das palavras do Sócio Head de Expansão Willian Reinaldo, comentar um pouco da experiência no último ano que obteve junto aos seus pares, resumindo em 8 ações que pode ser aplicada em seu negócio.

Dentre todas estratégias do mercado, uma delas faz a maior conexão, AGILIDADE.

Começando com essa característica vamos buscar usar isso em nosso artigo, ser ágeis para assimilar as situações, em principal a que nos encontramos hoje e agora, busquem fazer analogias com sua vida profissional e pessoal em tudo que for ler, como o autoconhecimento do nosso negócio é fundamental para todas decisões e quem decide é você, tente não separar as realidades.

1º Comitê ou Grupo de Estudos:

Diante de tantas situações nunca vividas, nada melhor do que uma reflexão em conjunto, crie um comitê ou grupo de estudos para que consiga pensar em mais variáveis que sozinho não conseguiria, para ser mais efetivo quanto mais diferente forem os integrantes melhor, afinal a ideia é “pensar no que você não pensou”.

Além de fazer as reuniões, tente manter uma frequência diária ou semanal, registre tudo que for acordado, distribuindo as atividades em “missões”, com isso terão mais velocidade para correr contra o tempo, que em nos dias de hoje, está sempre contra quem busca sair de uma dificuldade.

2º Fluxo de Caixa e Empréstimos Incentivados

Com tantas decisões para tomar chega a ser difícil saber por onde começar, mas não se preocupe, naturalmente o fluxo de caixa vai te direcionar para onde ir, olhe pra ele antes de qualquer movimento, assim de ouvidos para o pessimista (realista) do grupo, que vai falar dos custos e cortes, com esses ajustes terá folego para seguir em frente.

Mas não basta ficar parado, se movimentar é fundamental, para ter mais “gás” procure ver os benefícios que o governo disponibiliza, se não precisar fazer empréstimo melhor, mas se já tem alguma dívida com juros alto, consulte as opções, apesar das dificuldades de conseguir acesso, obtendo êxito em um incentivo ou outro servirá para terá mais liquidez.

3º Reduzir Custos

Chegamos em um ponto chave, para não dizer critico, mas certamente já viram aquela expressão: “pegar impulso para pular mais longe”, como falei no início, o pessoal é muito próximo do profissional, aqui não é diferente, reduzir algum custo que não está sendo mais necessário devido alguma redução de pró-labore, honorários, salários e afins, é natural em momentos mais delicados, em nosso negócio o raciocínio é o mesmo mas pensando na redução de clientes ou mudança de cenário, é o sinal que e a hora de ajustar teu custo ao máximo, cortando o que pode ser “supérfluo”, sim subjetivo, mas la no fundo todo mundo sabe o que é supérfluo, se não sabe certamente um comitê bem diverso vai saber, afinal em uma momento de sobrevivência é hora de focar em somente o que é essencial, prezando pela perenidade do seu negócio.

4º Novos Investimentos

Com algumas econômicas, pode estar aí o impulso que precisa, deixando claro que a ideia não é excluir pra sempre o que “cortou”, logo, para operação voltar a sua plenitude terá que investir, direcionando o seu “folego” de forma correta chegará nesse momento.

Mas no que investir? Talvez responder isso seja tão difícil quanto descobrir quando a crise econômica vai passar, porem aqui temos receitas mais simples e é exatamente isso, faça o simples, “mas bem feito”.


Vamos a Lei fundamental da economia, Lei da Oferta e Demanda, busque investir no que o mercado precisa, busque entender como o seu negócio pode contribuir para as “novas demandas” e se adapte, criando produtos/serviços que o mercado possa consumir, talvez seja a hora de deixar algumas culturas conservadoras de lado olhando para o novo mercado, busque entender como está a Oferta e Demanda dos dias de hoje.

5º Transparência

Importante salientar que todas movimentações citadas acima terão impactos, não estou falando somente da sua forma de pensar e agir, mas na forma do seu negócio pensar e agir, o seu negócio é movido por pessoas, sendo assim, seja transparente, tenha um RH ativo, busque usar esse momento difícil que não é só seu, para expor o porquê está tomando aquelas decisões e se for um bom gestor vão saber que é em prol de todos, afinal seu negócio gera demandas e empregos e seus colaboradores precisam deles.

6º Pessoas

Cuidado ao usar a escassez de oportunidades de mão de obra no mercado de trabalho para fazer com que sua equipe se engaje, é um tanto quanto imoral e nada saudável.

O engajamento tem que ser sólido, busque saber que eles entenderam o contexto, o quanto mais eles souberem mais eles estarão com você, não tenha medo no momento, desde que eles saibam que se todos lutarem com você, sim será só um momento, valorize-os não somente com benefícios mas com flexibilidade, com ações que não dependa de valor financeiro, mas de atitudes que influenciem no seu conforto, com uma simples adaptação ao nosso grande aliado home office, deixas as pessoas em casa e seguras é um exemplo que não está só querendo economizar com despesas de logística, mas sim que está preocupado com a saúde de todos, inclusive com a família de todos.

Fomente vídeo conferência e não terá benefícios somente com sua equipe, mas sim com seus clientes, estando mais próximos e ligados como nunca tiveram.

Como nem tudo são flores aproveite o momento para usar Kpi’s para ver a produção individual, pode ser o momento de fazer alguns ajustes saudáveis e eficientes na sua mão de obra.

7º Clientes

Manter seus clientes é tão importante ou mais importante do que ter novos clientes, afinal com a redução de demanda conseguir ter um melhor relacionamento com seu cliente pode te trazer grandes frutos.

Utilize o relacionamento com eles para aproximar e entender suas necessidades, aumente a oferta, mas no cliente, aumente tuas opções de serviços que pode ajudá-lo, busque indicações, com isso conseguirá ter mais e melhores honorários, clientes satisfeitos, mercado satisfeito.

8º Faça Acontecer

Agora está na hora de colocar em pratica, confie em você e no seu time, seja ágil e faça acontecer.

Boa sorte!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page