1332539394347523 Fraudes no CPF: Como evita-las?
top of page

Fraudes no CPF: Como evita-las?


As fraudes com CPF estão ficando cada vez mais elaboradas. Embora muita gente não se preocupe com isso, o mau uso de informações como cadastros de sites, aplicativos e outras plataformas sem sequer saber o que será feito com seus dados pode gerar muita dor de cabeça.

Os criminosos virtuais usam de armadilhas para cometer atos ilícitos, como realizar compras falsas, contratar empréstimos e solicitar cartões em nome de terceiros.



E para não ter grandes problemas, difíceis de resolver vamos te mostrar 4 formas de como evitar que essas fraudes aconteçam. Confira!


1- Atenção com os sites de compra

Antes de realizar qualquer compra online, verifique a confiabilidade do site em que está navegando. Pesquise a reputação da empresa no Reclame Aqui e verifique se a página possui o símbolo de cadeado ao lado esquerdo da URL.


O símbolo indica que a conexão é segura e que os seus dados não ficarão abertos, o que dificulta a aplicação de golpes e fraudes. Vários sites costumam solicitar que o cliente faça o cadastro em seus bancos de dados para ter direito a ofertas e descontos, e isso pode ser um prato cheio para possíveis fraudadores.

Uma loja com má reputação, por exemplo, costuma ocultar algumas informações importantes para o consumidor. Por isso, antes de sair adicionando vários dados, verifique se o site conta com selos de segurança que garantem a proteção. Além disso, fique de olho nos regulamentos e nas políticas de privacidade e desconfie se não estiverem disponíveis.

2- Monitore seu CPF

Para monitorar o seu CPF, é possível utilizar ferramentas de alguns sites para evitar surpresas desagradáveis com o seu nome. Confira dicas de sites que vão te ajudar a monitorar seu CPF:


– Serasa;

– Serasa Premium (pago);


– Registrato;

– SPC Consumidor;

– SPC Avisa (pago)

3- Cuidado com testes online

Os testes online podem ser divertidos e até ajudam a passar o tempo, mas eles também podem ser perigosos, já que certos games armazenam seus dados de forma indevida. A dica é não cair em tentação e escolher aqueles que mais parecem confiáveis e que não solicitem seus dados.


4- Cuide do seu documento físico

Esteja sempre com seus documentos em mãos ao sair de casa. Por exemplo: sempre que estiver no caixa de algum estabelecimento, não deixe que o lojista leve o seu documento para longe de você.

Essa é uma das formas que golpistas utilizam para clonar o número do seu CPF. Ou seja, documentos sempre pertinho de você. Também vale lembrar que antes de jogar as suas contas antigas, cartões vencidos e documentos velhos, rasgue ou corte-os em muitos pedaços, de preferência pequenos, para evitar que eles caiam nas mãos de pessoas erradas.




Fonte: Jornal Contábil






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page